O texto Processos iniciais de leitura e escrita de SOUZA, Rosineide Magalhães de. foi discutido em sala. Nele uma das primeiras coisas escritas é sobre a "bagagem" que o aluno leva para a escola, " leitura não começa apenas na escola, com a sistematização de decodificação das palavras,mas, bem antes, em diversas situações do cotidiano da criança".(SOUZA, p.10)
O texto ressalta ainda que é importante explorar diversos gêneros, tipos textuais. O professor em aula lançou-nos a indagação se gênero é a mesma coisa que tipo textual e pediu-nos que fizéssemos uma pesquisa com exemplos.
Segundo CEREJA e TEREZA MAGALHÃES, Português : Linguagens, vol. único, " Tantos os textos que produzimos nas situações cotidianas de comunicação, como o texto literário se organizam em gêneros, isto é, tipos de texto que apresentam determinada estrutura, estilo" procedimentos de linguagem" e assunto, o texto literário se organiza em gêneros literários".
No gênero literário, depende de como você trabalha a intenção comunicativa, ou seja,utiliza-se de recursos expressivos que focam o modo como ela própria está construída. O texto literário trabalha o subjetivo enquanto o texto não literário utiliza uma linguagem objetiva impessoal, referencial.
Essa pesquisa foi de grande valia pois eu fragmentava gênero de tipo textual, enquanto na verdade, se trata de uma coisa só, mudando-se apenas a estrutura dos textos. O gênero textual dotado de uma tipologia de linguagem objetiva,linear, denotativa, tratando-se do real.
Ex: Eu vi uma pedra.
O texto literário, dotado de uma tipologia de conotação, através da plurisignificação das palavras.
Ex: No meio do caminho tinha uma pedra... ( Carlos Drummond de Andrade)
Ex: No meio do caminho tinha uma pedra... ( Carlos Drummond de Andrade)
Tudo me parece claro agora e aproveito a oportunidade para agradecer a professora de português Beth Martins Costa, formada pela UFRJ, que me conduziu ao esclarecimento de tal conteúdo sem medir esforços para findar com meus questionamentos. Muito obrigada!!!
A foto ao lado se trata de uma peça teatral que fui assistir : A incrível viagem da família aço. O rapaz ao meu lado interpretou Júnior, um menino que viajava pelo mundo a procura de sua mãe. Um gênero literário expressado pela dramartugia que contagiou a todos presentes.
Lidiane, vocë iniciou uma boa reflexão sobre o texto. Que tal pensar um pouco mais sobre o que ele nos apresenta? Que aspectos vocë considerou relevantes? Que aspectos vocë considerou que não ficaram claros? Pensar sobre o texto, questionando, é a melhor forma de refletir criticamente sobre o que lemos e produzimos! De qualquer forma, vocë iniciou o processo. Outra coisa: solicitei que vocës fizessem uma breve pesquisa sobre as diferenças entre gêneros e tipos textuais. O que vocë depreendeu das diferenças entre estes dois conceitos?
ResponderExcluirAbs
Ivan
Ah, esqueci de comentar anteriormente.Gostei muito das fotos que utilizou para ilustrar as postagens!! Muito bacanas! Este recurso dá vida e sentido a suas palavras e reflexões!! Parabéns!
ResponderExcluirPostagem editada
ResponderExcluir