Desenvolver estratégias para haver sentido na aprendizagem é um meio de garantir êxito no desenvolvimento de uma atividade escolar.Utilizar-se de diferentes gêneros textuais possibilita a percepção da criança na diferença de estilo de linguagem em cada um deles.
Sendo assim,apresento abaixo uma parlenda com atividades interativas que possibilitará desenvolver os objetivos que também seguem abaixo expostos
Brincando e aprendendo
Em uma turma de 1 ano, 6/7 anos, a turma pode ser levada para o pátio para a brincadeira do lenço atrás ( a turma senta-se em roda no chão, um (a) aluno (a) por trás dos alunos anda e a turma vai cantando a parlenda.Ao acabar a cantiga a criança coloca o lenço atrás de algum(a) colega e sai correndo para sentar-se no lugar do mesmo, e assim sucessivamente) A parlenda pode ser variada, mais sugiro hoje a seguinte:
Corre, cutia,
na casa da tia,
corre cipó,
na casa da avó,
lencinho na mão,
caiu no chão,
moça bonita
do meu coração!
Após, a brincadeira, os alunos voltam para sala e lá, pode-se dar uma tarefa de complete, com palavras que são rimas, aproveitar para explorar esse tipo textual pedindo que eles exponham outras palavras que fazem rimas, associar também a imagem à palavra.
#Com essas atividades podemos alcançar os seguintes objetivos:
# Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas. ( Ao cantar e pronunciarem as palavras de modo coeso)
# Desenvolver memorização. ( Eles acabam decorando a parlenda por se identificarem com ela e por cantarem por vários momentos)
# Perceber os sons da lingua.( Eles perceberam através das atividades que em algumas palavras a última o som da sílaba se repete, formando as rimas)
# Estimular a pronúncia clara dos sons. ( No canto da parlenda ir estimulando para a fala correta das palavras)
A atividade é bastante interessante. Faço uma consideração: argumente (explique) como é que esta atividade desenvolve os objetivos que vocë designou. Na sua reflexão, não ficou explícita esta reflexão.
ResponderExcluirEditado
ResponderExcluir