Considerar que a criança chega "cru" na escola é coisa do passado. Emília Ferreiro tratando a psicogênese da lingua escrita, mostra o processo de aquisição do conhecimento num conjunto de situações cognitivas, oque indica que não se lê letra por letra, que leitura corresponde uma construção de significados construídos pelo próprio leitor, " as crianças passam a reconhecer a relação de sentido na construção da linguagem dos textos de forma lógica e coerente." ( Souza,2004)
Dessa forma, descrevo abaixo uma atividade que implica conhecimento próprio do docente.
Palavras e seus significados
Um exercício interessante para jardim 3, crianças de 5/6 anos, é o seguinte:
Pedir que os(a) alunos(a) tragam para sala diferentes tipos de produtos e "leiam" o que trouxeram e o professor pergunta se o mesmo sabe as finalidades de tal produto.
Ex: Caixa de aveia - A criança diz o que trouxe : Aveia e o prof pergunta para que serve, e ela assim como as outras crianças podem ir dizendo, ele pode perguntar com que letra começa o nome do produto e daí as crianças irem dizendo outros produtos que comecem com o mesmo nome.
Objetivos:
* Desenvolver a compreensão da leitura
* Desenvolver a interpretação
Lidiane, o mesmo comentário que fiz na atividade anterior se aplica, também, a esta postagem. Dê um olhada!
ResponderExcluirEditado
ResponderExcluir