segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sistematização do aprendizado da leitura e da escrita e seus processos

" Eduque a criança no caminho em que se deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele" ( Pv.22-6)
Este é um versículo de que me aproprio quando estudo a questão educativa. Oferecer variedade de estímulos, propiciar a curiosidade e o interesse da criança, será uma grande ferramenta para seu crescimento no convívio social.
Sendo assim a aprendizagem um processo, citarei abaixo a sistematização do aprendizado da leitura, muito dicutida em sala, onde vimos que para acontecê-la será gradualmente, para que a criança possa fazer a correspondência de letras e sons, saber como são usadas,seus significados e etc.

Memorização do texto oralmente.
  • Ex: Através de parlendas, poemas, trovas, cirandas, músicas...

A leitura Pode aplicar uma atividade que sejam desenhos diversos e pedir para criança reconhecer o desenho que tenha a sílaba inicial igual e pintar .

Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas.

Ex: PATETO com essas sílabas as crianças formaram novas palavras: pato / teto / topa

do texto no quadro ou no cartaz.

Ex: Colocar a palavra e sua representção ( desenho da casa e a palavra escrita) / Observação e produção.

Exercícios de identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial.

Ex: A letra A de : abelha, anel, amor, ave, ...

Exercícios de identificação de sílabas iguais a partir dos sons.

Ex: poema /problema, cão / mão , cinderela / novela

Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas

Ex: Pateto - pato, teto, patê, topa

2 comentários:

  1. Lidiane, é necessário que haja uma contextualização sobre o que foi solicitado. Por favor, edite esta postagem, informando o que foi que aconteceu na aula e o que foi solicitado. Ok?

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir