Este é um versículo de que me aproprio quando estudo a questão educativa. Oferecer variedade de estímulos, propiciar a curiosidade e o interesse da criança, será uma grande ferramenta para seu crescimento no convívio social.
Sendo assim a aprendizagem um processo, citarei abaixo a sistematização do aprendizado da leitura, muito dicutida em sala, onde vimos que para acontecê-la será gradualmente, para que a criança possa fazer a correspondência de letras e sons, saber como são usadas,seus significados e etc.
Memorização do texto oralmente.
- Ex: Através de parlendas, poemas, trovas, cirandas, músicas...
A leitura Pode aplicar uma atividade que sejam desenhos diversos e pedir para criança reconhecer o desenho que tenha a sílaba inicial igual e pintar .
Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas.
Ex: PATETO com essas sílabas as crianças formaram novas palavras: pato / teto / topa
do texto no quadro ou no cartaz.
Ex: Colocar a palavra e sua representção ( desenho da casa e a palavra escrita) / Observação e produção.
Exercícios de identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial.
Ex: A letra A de : abelha, anel, amor, ave, ...
Exercícios de identificação de sílabas iguais a partir dos sons.
Ex: poema /problema, cão / mão , cinderela / novela
Formação de novas palavras a partir de palavras identificadas
Ex: Pateto - pato, teto, patê, topa
Lidiane, é necessário que haja uma contextualização sobre o que foi solicitado. Por favor, edite esta postagem, informando o que foi que aconteceu na aula e o que foi solicitado. Ok?
ResponderExcluirAbs
Ivan
Editado
ResponderExcluir