sábado, 25 de julho de 2009

Texto 5:Ferreiro,Emília.Alfabetização em processo.18.ed,São Paulo:Cortez,2007.(p.9-82)



Este texto fala sobre leitura e escrita tendo como base as teorias Piagetianas, o questionamento principal é sobre como se passa de um estado de menor conhecimento a um estado de maior conhecimento.
Há uma série de modos que precedem a representação alfabética da linguagem e nossa tarefa, segundo a autora é a de compreeender a "lógica interna" desse modos de organização.É muito difícil todas as simbologias que constutuem nosso sistema alfabético, cheios de combinações de pauzinhos e bolinhas, alguns chamados de letras e outros de números. Ex: b/d/9
Muitas formas graficamente diferentes recebem a mesma denominação ( letras cursivas e de imprensa) e a autora se concentrará em fazer a relação entre o todo e as partes que o constituem. A principio, toda criança não estabelece a relação do gráfico com o fônico, após, ela vê o desenho de um coração e se abaixo estiver escrito amor, ela dirá que estará escrito coração, estabelecendo relação da letra e do objeto, essas são as primeiras tentativas de coordenação de um todo e as partes não instáveis, que requer esforço cognitivo considerável, sendo assim, a tematização implica numa tomada de consciência e como consequência sempre há uma reconstrução deste conhecimento em outro nível. Piaget e Inhelder diz que a lógica não é de modo algum estranha à vida: a lógica é somente a expressão das coordenações operatórias que são necessárias a ação.
Percebemos que as crianças nesse processo devem resolver tantos problemas de correspondência quantitayiva como problemas de correspondência qualitativa ( quantas letras usar para cada palavra e quais usar) . Uma mudança significativa é quando as crianças percebem que não podem ler coisas diferentes em séries identicas e a busca de solução interna é tão forte que para superar os problemas, elas são capazes de ir além do que podemos imaginar.
Muito antes da escrita convencional, as crianças já tentam interpretar diversos textos e esse ato é um prodesso de coordenação de informações, que é extremamente necessário para obtenção do significado expresso linguístico, nesse sentido a autora conclui que vale a pena repensar as bases do currículo e acho que como parte integrante desse processo foram muito válidas as contribuições apontadas pela autora para um alfabetismo significativo, sem pressões e na procura de entender melhor os educandos que já chegam também com suas idéias formadas e precisam ser trabalhados para uma lógica eficaz do letramento, pois eles constituem idéis e es´~ao sempre tendo que refazê-las e isso as vezes é muito sacrificante, visto que em algumas situações elas dão certo, então conquistar o carinho do aluno e mostrar que você está ali no intuito de sempre querer o melhor para ele é um dos pontos cheves para conquistar sua confiança e avançar no processo de aprendizagem. Prazer é muito impotante para evoluir em tudo que se faz!

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